-->
  • Sobre o caso de expulsão em 2015, CBG finalmente responde ao Gym Blog Brazil


    Depois de mais um ano de espera pela resposta oficial da Confederação Brasileira de Ginástica, sobre o caso de retirada das credenciais e expulsão do Gym Blog Brazil da área de imprensa do Campeonato Brasileiro Adulto de Ginástica Artística 2015, realizado na Arena Minas do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, a CBG finalmente se manifestou.

    Após:

    1. Entrarmos em contato com um funcionário da CBG logo que o problema ocorreu para esclarecer os fatos e não obter respostas;
    2. Entrarmos em contato com um funcionário do Minas Tênis Clube logo que o problema ocorreu para esclarecer os fatos e não obter respostas;
    3. Entrarmos em contato com a vice-presidente Verônica de Castro Martins, responsável legal pelo evento, e a assessora de imprensa da CBG, Malu Souza (Photo & Grafia), ainda durante a realização do Campeonato para esclarecer os fatos e não conseguir;
    4. Entrarmos em contato com a CBG através das redes sociais e não obter resposta (ao invés disso, todas as mensagens foram visualizadas e apagadas);
    5. Entrarmos em contato com a assessoria de imprensa da CBG (Photo & Grafia) através de email e telefone;
    6. Entrarmos em contato com a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Sra. Maria Luciene Resende, através de email;
    7. Irmos até a sede da CBG, em Aracaju, de forma completamente amigável para esclarecimento dos fatos;
    8. Notificarmos extrajudicialmente a CBG para que uma resposta oficial nos fosse entregue;

    realmente gostaríamos que a entidade nos tivesse dado uma resposta mais satisfatória, já que a a CBG teve tempo hábil para investigar os fatos e nos entregar uma conclusão que realmente esclarecesse o que aconteceu.

    Entretanto - e apesar de -, “a CBG assegura que não determinou absolutamente nada contra os representantes do Blog(...) nem pode ser responsabilizada, pelo fato imputado (...). A CBG espera a compreensão do notificante para que adote as providências cabíveis contra quem de direito”.Os profissionais do Gym Blog Brazil tiveram suas credenciais retiradas e foram expulsos do evento promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica, mediante ato praticado por funcionários do Minas Tênis Clube sob a alegação que estavam cumprindo "ordens da CBG”.  Uma vez notificada, a Confederação Brasileira de Ginástica se eximiu de qualquer responsabilidade pelos fatos ocorridos, deixando claro que não determinou qualquer ato em desfavor dos representantes do Gym Blog Brazil. Tendo em vista a manifestação ofertada pela Confederação Brasileira de Ginástica, no intuito de  esclarecer definitivamente o ato arbitrário e sem fundamento perpetrado em desfavor dos profissionais do nosso blog, providenciaremos a notificação do Minas Tênis Clube, para que se manifestem acerca dos fatos ocorridos, notadamente esclarecendo quem determinou a retirada da equipe do Gym Blog Brazil  e por quais motivos.

    Esse blog zela pela sua conduta e integridade. Pessoas que poderiam até nos ajudar disseram que “falamos demais” e que isso seria o motivo da nossa expulsão. Gostaria de deixar claro que o blog é de opinião e informação, e até onde somos amparados pela lei, vivemos em um país livre onde opinar e informar é um direito.

    Em resposta a esse tipo de pensamento sobre o blog, dizemos que a representação que está em andamento no Ministério Público Estadual apura, por entendimento do procurador responsável, “condutas lesivas à liberdade de imprensa e ao direito de informação”.

    Dado o fato que a Sra. Luciene Resende, Presidente da CBG, foi reeleita, continuaremos com a investigação até o fim, buscando todos os meios para que a justiça seja feita. O Gym Blog Brazil, que na opinião de muitos é o maior meio de comunicação da ginástica artística do Brasil, não pode, não quer e não irá trabalhar por mais quatro anos desprotegido de seus direitos.

    Agradecemos à Federação Internacional de Ginástica, de quem temos uma carta de recomendação sobre o nosso empenho no Mundial de Glasgow em 2015, onde a Sra. Vera Atkison, gerente de operações de mídia do Mundial e membro do Comitê Britânico de Ginástica, afirma que “os profissionais do Gym Blog Brazil trabalharam de acordo com as regras da FIG seguidas estritamente pelo Comitê Olímpico Local, deixando impressões do bem, do respeito e da amizade profissional”.

    Também agradecemos às pessoas que nos apoiam e nos acompanham, essa resposta é para vocês que, como nós, estão atrás de respostas justas. Manteremos todos informados do andamento dessa investigação e avisamos que não vamos parar até que tudo seja concluído. Não podemos nos acomodar na busca por justiça só porque vivemos em um país onde ir atrás de seus direitos é considerado "queimar o filme" (também ouvimos isso).

    2016 foi um ano ótimo para o blog, que cobriu sua primeira edição dos Jogos Olímpicos, e para a nossa ginástica, que conquistou 3 medalhas olímpicas. Apesar dessa desgastante situação que já é empurrada há mais de um ano, somos gratos por tudo que podemos e temos o direito de realizar pela ginástica brasileira quando não somos impedidos.
  • You might also like

    Um comentário:

    1. Nenhum outro meio de comunicação sabe falar sobre ginástica como vcs, sempre imparciais e tomando cuidado com cada palavra, pois não são só os fans que acompanham, mas também todos os ginastas. Essa resposta foi ridícula, jogaram a culpa nos caras que estavam obedecendo ordens da CBG, lamentável. Reconhecimento da FIG e de todos que acompanham o GBB vcs sabem que tem! Continuem com o trabalho lindo e exclusivo!

      ResponderExcluir