-->
  • Domínio estadunidense na ginástica artística feminina? - Parte 2


    Segunda parte do post "Domínio estadunidense na ginástica artística feminina?". Para ler a primeira parte, clique aqui.

    Primeira Variável: Um overview sobre os principais resultados da GAF americana

    Obviamente, o meio mais eficaz para mensurar e qualificar o desempenho de uma seleção é através da observação de seus resultados nas principais competições.  Claro que a estrutura e fatores burocráticos também importam e me ocuparei deles posteriormente. Mas, por ora, me limitarei a expor as principais conquistas do “Team USA” nos últimos 30 anos, em Mundiais e Olimpíadas – 1981-2012 –e tecer uma breve análise sobre elas.

    Mundiais

    Metodologia adotada: A pesquisa foi realizada no site Wikipédia, onde colhi dados das conquistas das ginastas estadunidenses em Campeonatos Mundiais a partir do ano de 1981 até 2011, ou seja, estou delimitando um escopo de 30 anos. Escolhi tal delimitação para fins práticos e porque a década de 1980 foi caracterizada pelo início da escalada norte-americana, quando tais ginastas começaram a galgar resultados expressivos e inéditos que ajudariam a difundir e popularizar a ginástica pela América. Isso não significa, no entanto, que não houve conquistas em mundiais antes de 1981, pelo contrário: a primeira medalha mundial da ginástica feminina americana veio em 1970, e o primeiro ouro em 1978. Na tabela a seguir estão discriminadas TODAS as medalhas americanas em Campeonatos Mundiais no período indicado. Obviamente, eu não especifiquei a quem pertence cada medalha, em qual Mundial foi conquistada, etc., porque esse nível de detalhe é desnecessário e contraproducente. Então, para melhor visualização, adotei a separação por tipos de competição (finais por equipe [TF], individual geral [AA] e finais por aparelhos [EF]). Também sinalizei os tipos de medalha (ouro, prata e bronze) e o total geral e parcial. 
    Análise:
    Desde o Campeonato Mundial de 1981, em Moscou, as ginastas dos Estados Unidos conquistaram 68 medalhas. Dessas, 40% foram de ouro, 35% de prata e 25% de bronze, aproximadamente. A década de 1980 se caracterizou por um desempenho bom dos EUA em Mundiais se comparada às décadas anteriores: foram um total de três medalhas conquistadas em finais por aparelho, mas nenhum ouro. Foi nessa época que a ginástica norte-americana começou ganhar destaque mundial, ainda que essas 3 medalhas pareçam ser insignificantes para um país que mais tarde conquistou outras 65! Vale lembrar que foi nesse período, nas Olimpíadas de 1984, que a ginástica americana teve o seu primeiro grande boom, como mostrarei adiante, e por isso a análise da década de 80 é tão crucial.
    Na década seguinte, os resultados foram ainda mais expressivos. Para começar, depois de 13 anos da conquista da primeira medalha de ouro Mundial do país, Kim Zmeskal sagra-se campeã mundial no Individual Geral (a primeira na história), na edição de Indianápolis (1991). Nessa mesma ocasião, a equipe americana conquistou a primeira medalha por equipes (prata). Conquistas inéditas à parte, esse período trouxe 19 medalhas ao país, 28% do total acumulado nas três décadas analisadas. Foram oito primeiras colocações – incluindo três títulos no AA, destacando-se o bicampeonato consecutivo de Shannon Miller 93-94. Ademais, foram duas pratas e um bronze por equipes. Definitivamente, havia uma nova potência emergindo na ginástica!
    Já nos anos 2000, o número de medalhas conquistadas foi absurdamente maior: 44. Um crescimento de aproximadamente 231,6% perante a década anterior. Cerca de 43% das medalhas dos anos 2000 foram de ouro (19), incluindo o primeiro ouro por equipes (2003). Nessa temporada, os EUA conseguiram três títulos Mundiais por equipes, em 2003, 2007 e 2011; e aqui cabe mencionar duas coincidências interessantes: as americanas vencem as competições coletivas de quatro em quatro anos e esses títulos têm vindo sempre em Mundiais Pré-olímpicos (considerados os mais competitivos). Com relação ao Individual Geral, foram quatro campeãs mundiais e outras quatro medalhistas de prata. Essa foi a única década em que as atletas estadunidenses medalharam em absolutamente todos os Campeonatos Mundiais. Em especial, o Mundial de Melbourne (2005) foi o mais produtivo da história da ginástica feminina americana: medalharam em todas as cinco finais sendo que em quatro delas levaram o ouro e a prata juntos. Esse campeonato não contou com finais coletivas, porém não resta dúvida que se esse fosse o caso, este seria o quinto ouro americano na competição.
    De forma agregada, as medalhas adquiridas em finais do AA são contabilizadas em doze, sendo sete delas de ouro; dez foi o número conquistado por equipe; e 47 vieram por meio das finais por aparelhos. O aparelho que mais trouxe medalhas mundiais foi a paralela (15), seguida da trave (14), do solo (10) e do salto (7). Mas os aparelhos que mais sagraram campeãs foram a trave e a paralela, com cinco primeiros lugares cada. Entretanto, atualmente há uma clara inversão de papeis quanto à importância de cada aparelho: se no passado as barras trouxeram o maior número de medalhas e de ouros e o salto não teve tanto destaque, hoje ocorre o inverso: testemunhamos uma supremacia nas barras exercida exclusivamente pela China e pela Rússia, ainda que as americanas apresentem um bom nível nesse aparelho, enquanto que no salto tivemos um ciclo Olímpico inteiro vencido pelas americanas: Kayla Williams em 2009, Alícia Sacramone em 2010 e McKayla Maroney em 2011. Igualmente, destaco o número enorme de juniors americanas que já executam o difícil salto ‘Amanar’ (Yurchenko com dupla pirueta e meia), que já se tornou ‘lugar-comum’ na seleção estadunidense.
    Sendo assim, vejamos, resumidamente, o desenvolvimento desses resultados:
    1-      Década de 80: nenhum ouro/ três medalhas no total;
    2-      Década de 90: oito ouros/ dezenove medalhas no total;
    3-      Década de 2000: dezenove ouros/ 44 medalhas no total; 

    Isto posto, fica visível o sucesso que o modelo americano foi nas últimas três décadas no que se refere aos Campeonatos Mundiais de Ginástica e o quão vigoroso e positivo foi esse desenvolvimento. Sequencialmente, encaminho a análise para a observação dos resultados americanos nos Jogos Olímpicos. 


    Jogos Olímpicos
    Metodologia adotada: Assim como na pesquisa anterior, essas informações foram compiladas do site Wikipédia. Elas refletem as conquistas olímpicas dos Estados Unidos na ginástica artística para senhoras de 1984 a 2012. Como já explicitado, a década de 1980 – e em especial a partir das Olimpíadas de 1984 – tem um peso histórico e simbólico muito grande e por isso inicio a abordagem olímpica em 1984 e finalizo em 2012. Também como na pesquisa anterior, a tabela está organizada por modalidades de competição e tipos de medalha.
    Análise:
    Os Estados Unidos acumularam, nos últimos oito Jogos Olímpicos, 38 medalhas advindas da ginástica feminina. Dessas, 26% foram de ouro, 42% de prata e 32% de bronze. A despeito de a primeira medalha olímpica da GAF norte-americana ter vindo nos Jogos de Londres em 48 (bronze por equipes), foram as Olimpíadas de 1984, em Los Angeles, que marcaram o inicio da “Pax-Americana” na ginástica. Nesses jogos,o país conquistou seu primeiro ouro com Mary Lou Retton no individual geral, além da prata por equipe e outras seis medalhas por aparelhos, incluindo um ouro nas barras com Julianne McNamara. Porém, nessa década, a ginástica americana ainda não estava consolidada no cenário mundial, tendo um desempenho tímido em Seul-1988 (apenas um bronze).
    Contudo, a partir da década de 1990, os Estados Unidos de fato se estabeleceram como contender nas edições dos Jogos subsequentes, garantindo resultados muito robustos. Para se ter uma ideia desse crescimento, as seleções desse país vêm conquistando, ininterruptamente, medalhas olímpicas por equipe desde 1992; nesse meio tempo, testemunhamos tradicionais equipes ficaremfora do pódio por equipes, como China e Rússia, enquanto os EUA não perderam nenhum pódio! Foram duas vezes campeãs olímpicas (1996 e 2012), além de conquistar duas pratas e mais dois bronzes. Isso prova a capacidade americana de formar boas e competitivas equipes com nível técnico pareado ou superior aos dos principais times do mundo.
    Quando se trata do Individual Geral, que é a final mais prestigiada da ginástica, o resultando também é prodigioso. Ao todo os EUA formaram quatro campeãs olímpicas nessa competição: Mary Lou Retton (1984), Carly Patterson (2004), Nastia Liukin (2008) e Gabrielle Douglas (2012); perceba que há um monopólio absoluto de ginastas estadunidenses ganhando o AA nas três últimas edições dos Jogos. Definitivamente, vencer três AA olímpicos consecutivos não é para qualquer um. Não podemos esquecer também da ‘dobradinha’ americana em Pequim, com Nastia Liukin e Shawn Johnson nos primeiro e segundo lugares, respectivamente, o que eu considero como o ápice americano até hoje nessa modalidade. Assim, constata-se que os EUA detêm 50% das ginastas mais completas nas últimas oito Olimpíadas. Além disso, eles arquivam outras duas medalhas de prata nessas finais.
    Já no que se refere às finais por aparelho, essas foram as finais que mais renderam campeãs para os EUA juntamente com o AA (40% cada), além de ser, de longe, a competição que mais rendeu medalhas olímpicas ao país: 65,7% das medalhas conquistadas foram no EF. Pode-se apontar a trave de equilíbrio como o aparelho em que as americanas mais se destacaram em olimpíadas quando se considera o total de medalhas conquistadas por cada aparelho:oito medalhas, enquanto o solo e as barras levaram as americanas a subir no pódio por sete vezes cada; o salto rendeu três pódios. Adicionalmente, o aparelho que mais glorificou as americanas foi a trave (dois títulos), seguida do solo e das barras, cada um com um ouro. Ainda não tivemos uma campeã olímpica de salto competindo pelos EUA.
    A partir da análise e interpretação desses dados, é evidente a evolução dos resultados americanos em Olimpíadas a partir dos Jogos de Los Angeles. Veja:
    1 – Década de 80: dois ouros/ nove medalhas no total
    2 – Década de 90: dois ouros/ dez medalhas no total;
    3 – Década de 2000: SEIS ouros/ DEZENOVE medalhas no total. (triplicaram o número de ouros e quase duplicaram o somatório geral). 
    Há de se observar que contabilizei os resultados de três olimpíadas nas décadas de 90 (92-96-00) e 2000 (04-08-12) e apenas duas na década de 80 (84-88). Mas isso não tem nenhum impacto nessa análise, visto que, devido ao boicote norte-americano aos Jogos de Moscou em 1980, não há nenhuma medalha a ser contabilizada em favor dos EUA nessa edição.
    Desse modo, fica mais uma vez claro que os Estados Unidos vêm numa crescente, intensificada nos anos 2000, ao ter conquistado diversos títulos e resultados expressivos nas duas principais competições desse esporte. E se ainda não pode ser considerado a principal potência desse esporte, está inegavelmente se encaminhando para o ser. Essa foi a primeira demonstração dessa conclusão (Variável I). A seguir, encaminho a verificação para a análise da estrutura interna do esporte nos EUA, que envolve modelos de treinamento, envolvimento do governo e do público com o esporte, estrutura física dos clubes, etc. (Variável II). 
    Segunda parte do artigo de Fabiano Araújo "Domínio estadunidense na ginástica artística feminina?". Colaborou Stephan Nogueira.

  • You might also like

    28 comentários:

    1. Agora analisa a Romênia.

      Ah e originalmente os Eua não tinham ganhado medalha em Sidney não ganharam porque as chinesas tiveram o problema da idade.

      E os resultados dos Eua e da Romênia em 1984 não foram bem certos já que a URSS não pode participar.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fabiano Araújo01 maio, 2013 05:03

        Não se trata de um estudo comparado. Eu não me propus a quantificar e comparar os resultados de outros países, como a Romênia, por exemplo. A proposta foi a de mensurar o crescimento americano e isso foi feito. Se você pegar os dados históricos da Romênia desde o início da ginástica certamente haverá um número maior e por isso a Romênia é considerada um país tão tradicional. Mas a base de uma análise comparada é o princípio do ceteris paribus, isto é, você tem que comparar duas coisas em condições iguais. Portanto, caso você queira analisar os resultados da Romênia, os dados devem refletir o mesmo espaço de tempo que eu determinei nesse post. Em termos de crescimento relativo e absoluto eu arriscaria dizer que os EUA foram superiores, mas isso é uma especulação minha.
        Os esportes olímpicos são 'jogos de soma zero', ou seja, o que um jogador ganha é exatamente o que o outro 'perde' ou deixa de ganhar. Lógico que há possibilidade de empate, mas essa possibilidade é bem remota e hoje me dia, como visto em Londres, os empates geram apenas uma medalha. Portanto, se os EUA ganharam tantas medalhas é porque alguém deixou de ganhar e esse alguém foi Romênia, China e Rússia. Mas eu reitero: como eu não fiz uma análise comparada eu posso apenas especular que os EUA foram superiores à Romênia nesse período de tempo.
        Com relação à União Soviética, eu não gosto da variável "se"! A URSS ficou fora dos jogos olímpicos de 1984 sim, mas isso não significa que elas teriam ganhado tudo. Os EUA estavam em casa e fizerem um trabalho de ponta para representar bem o país e isso é mérito deles, e não de um país que deixou de participar. Com certeza, SE a URSS tivesse participado a disputa seria ainda mais acirrada, mas tomando a Romênia como padrão, se os EUA foram capaz de vencer a Romênia no AA (que tinha a favorita para essa prova, a Ecaterina Szabó)provavelmente a URSS não seria um problema intransponível. Recomendo que você assista esse documentário que é muito interessante: http://www.youtube.com/watch?v=4sSuTdsjxTI

        Excluir
      2. Aceitei sua suposição e fui atrás e ela estava errada:

        A Romênia:

        TF - 3 ouros (1984, 2000 e 2004)- 2 pratas (1988 e 1992) - 3 bronzes (1996, 2008 e 2012)

        AA - 1 ouro (2000) - 4 pratas (1984, 1988, 1996 e 2000) - 4 bronzes (1984, 1992, 1996 e 1996)

        EF - Salto

        5 ouros (1984, 1992, 1996, 2004, 2012) - 2 pratas (1988 e 2000) - 3 bronzes (1984, 1988 e 1996)

        EF - Trave

        4 ouros (1984, 1984, 1988, 2004) - 0 pratas - 3 bronzes (1988, 1996 e 2004)

        EF - Barras (pior aparelho)

        1 ouro (1988) - 0 pratas - 0 bronzes

        EF - Solo

        5 ouros (1984, 1988, 1992, 2004 e 2008) - 3 pratas (1996, 2004 e 2012) - 2 bronzes (1992 e 2000)

        Somando tudo isso se não me engano são 45 medalhas sendo destas 19 ouros, ou seja mais que os Eua.

        Para mim sim os Eua estão no topo agora como a Romênia já esteve e isso não é eterno ainda mais num esporte como a ginástica.

        Excluir
    2. Nossa, que pesquisa detalhada e super bem feita!
      Podia virar uma tese acadêmica, ou já seria uma?
      Parabéns!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fabiano Araújo01 maio, 2013 04:31

        Nossa, obrigado! hahaha
        Modéstia parte, acho que não cairia bem uma tese acadêmica com fonte de Wikipédia.ahahs

        Excluir
      2. Ah eu acho que por se tratar de dados mais estatísticos não teria problema ser da wikipedia, o que importa é a análise e a escrita que estão muito boas e provam o seu ponto!

        Excluir
    3. Sim,todo esse empenho as torna quase imbativeis hoje..mas será que se o regime comunista dominasse o leste europeu elas teriam chance?certamente que não,talvez conseguissem mais medalhas apenas..mas palmaaas pra federação Estadunidense,que a cada ciclo esta mais forte e formando ginastas de saltar aos olhos!

      ResponderExcluir
    4. Sim,todo esse empenho as torna quase imbativeis hoje..mas será que se o regime comunista dominasse o leste europeu elas teriam chance?certamente que não,talvez conseguissem mais medalhas apenas..mas palmaaas pra federação Estadunidense,que a cada ciclo esta mais forte e formando ginastas de saltar aos olhos!

      ResponderExcluir
    5. Nossa deve ter dado muito trabalho fazer este post !!

      Mas Parabéns por ele !! E de fato as americanas estão bem superiores as demais !!

      Carlos

      ResponderExcluir
    6. Muito bom! Parabéns pela segunda parte do post, Fabiano. Ficou muito bom.

      ResponderExcluir
    7. Vou deixar um pouco as americanas de lado. Fiquei sabendo que a Rebeca Andrade vai tentar fazer a quadrupla pirueta no solo. Espero que ela consiga. Mas minha dúvida é outra, neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=L7C_5_gvZJ0 em 30s ela fez um duplo com dupla ou tsukahara grupado? Tenho quase certeza que é duplo com dupla. E, em 1min45s, ela faz a tripla e meia? Se com 14 anos ela tá assim, alguém segure esta menina em 2016, estou muito feliz com a Beca. Boa sorte. E dá-lhe Kelly Kitaura.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tsukahara Grupado ! No solo mesmo ela ja faz Tripla Pirueta de terceira passada ^^

        Excluir
      2. Ela realizpu um tsukahara grupado, e sim em 1min 45s ela realiza a tripla e meia! Apesar de ela precisar polir e aumentar a dificuldade em certos aparelhos, acho que ela pode chegar longe, talvez ate uma medalha olimpica!!

        Excluir
      3. Vlw gente.

        Excluir
    8. Muito obrigado por não contar o bronze em Sydney, já que as americanas não mereceram nem um pouquinho com aquele time, se é que aquele esquadrão - o pior elenco olímpico de qualquer país do power 4 desde que "viraram" power 4 - que tinha ELISE RAY como o maior destaque pode ser chamado de time.

      ResponderExcluir
    9. parabens pelo post muito bom
      nunca pensei que USA tinha crescido tanto na ginastica, se contnuar assim se tornaram embativel

      ResponderExcluir
    10. Excelente post, parabéns !

      ResponderExcluir
    11. http://www.youtube.com/watch?v=bU37P9VeW6Y
      Galera quem é essa que faz o Duplo Twist Carpado em 4:55

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. nossa a frida ta um show na trave mesmo adorei o salto com pé na cabeça

        Excluir
      2. acho que a Lorrane

        Excluir
    12. Fabiano Araújo01 maio, 2013 05:05

      Obrigado a todos os elogios e parabenizações. Fico feliz que gostaram.
      Abraço.

      ResponderExcluir
    13. Que ginasta americana levou o ouro nas barras assimétricas, nos jogos olímpicos ?

      ResponderExcluir
    14. Desculpe não havia lido o post por completo

      A ginasta americana que levou o ouro nas assimétricas foi a Julianne McNamara em Los angeles 1984.

      Estava vendo essa final olímpica, como as provas de barras eram diferentes das de hoje em dia...Rsrsrsrsrrs

      ResponderExcluir
    15. Podem falar o que for !

      Que as americanas são duras, robóticas, etc.. e tal

      Mas que país tem a estrutura de treinamentos e incentivos financeiros que os EUA possuem ?

      Com isso fica fácil atrair um considerável número de ginastas aumentando o nível do esporte.

      Russia continuará com suas ginastas de Londres, Romêmia com apenas duas (ou três caso Sandra Izbasa continue) ginastas de ponta, China ninguém sabe.

      Logicamente que isso dá uma boa vantagem aos norte americanos

      ResponderExcluir
    16. Muito estranho a Mary Lou Retton ter ganho a medalha de ouro de virada no AA em solo estadunidense, Loa Angeles 1984. Ela tirou em seus dois últimos aparelhos 10 e, dessa forma virou o placar em 0,050. Sei não essa história de superioridade é muito tendenciosa.

      ResponderExcluir
    17. Engraçado quando se fala em americanas,o povo mete o pau e quando é russia,romenia ou china elogio por todos os lados!
      O fato é que se eles pagam bem os treinadores,eles exigem o melhor dos seus atletas,li no blog anterior que os eua ñ tem tecnicos de seu próprio país(n tem porque ñ quer) e que diferença faz em ter ou ñ ter?Porque Marta,Valeri e companhia ñ voltam pro seus países de origem?E se Nastia liukin é russa porque ela ñ fez questão em defender o seu país de nascimento?
      Querendo ou ñ enquanto eles investir no esporte vamos ter que engolir até eles ficarem fracos e ñ der importãncia mais para o esporte!
      Epra deixar claro,ñ sou fã de nenhum desses países,só do brasil!

      ResponderExcluir
    18. Se querem bailarinas, vão ver Lago dos Cisnes... As americanasa são as melhores e isso é FATO! Só pra constar: sou brasileiro e às vezes torço contra as americanas, mas dizer que não são as melhores( como nação, claro; individual é outra coisa) é fechar os olhos pra realidade

      ResponderExcluir
    19. acho que a única potência da ginastica que o mundo ja viu foi a URSS só!

      o diferencial das americanas é a confiança, desde sedo elas competem sob os olhares de arenas lotadas e transmissões de tv..se NASTIA LIUKIN representasse Rússia, treinasse lá com certeza quem teria ganho o AA 2008 seria SHAWN!

      PONHA MUSTAFINA OU ATÉ KOMOVA PRA COMPETIR E TREINAR PELOS EUA CO M OS MESMO TECNICOS QUE ELAS TEM..NINGUEM MAIS IRIA GANHAR NADA NA GINASTICA SE NÃO ELAS!

      ResponderExcluir